Obras Publicadas

Prometidos – Um para o outro (Livro I)

Janaina Vieira

Sinopse: Beatriz e Thomas se conhecem no verão de 2013, no Rio de Janeiro, e imediatamente se apaixonam. Porém, Thomas esconde um segredo que trará muito perigo para a vida de ambos. Ele nasceu com a missão de cobrar de seus próprios pais os erros por eles cometidos e que prejudicaram muitas pessoas no passado. Quando sua missão estiver finalizada, ele terá de ir embora, pois não é um ser humano comum. Na verdade, ele pertence a um clã cósmico , cujos membros nascem apenas com tal finalidade. Todos eles, inclusive, sentem um grande desprezo pelos seres humanos, sempre materialistas, egoístas e cruéis. Porém, ao conhecer Beatriz e descobrir que ela tem bondade no coração, sendo naturalmente capaz de ter atitudes generosas, Thomas se apaixona perdidamente e começa a questionar seu próprio destino. Por isso, ele decide desafiar a lei de seu clã e escolhe permanecer na terra para construir uma nova vida. A verdade, porém, surge aos poucos para ela, mas ele pretende resolver a questão sem que sua amada seja envolvida. No entanto, tal decisão o opõe a alguns de seus irmãos de clã, que não aceitam seu amor por Beatriz. Tal é o conflito que o próprio líder começa a interferir entre os dois. Para ter a chance de ficar com ela, Thomas decide tentar escapar de tal perseguição e Beatriz não o abandona. Apesar de saber que está vivendo uma situação crítica, perigosa e inimaginável, ela decide lutar, acreditando que existe um modo de impedir tal acontecimento. Eles estão prometidos, mas para qual destino? Para a vida? Para a morte? Ou realmente um para o outro? E como eles poderão escapar da fatídica perseguição à qual Thomas está destinado?




Prometidos – Para o bem e para o mal (Livro II)

Janaina Vieira

Sinopse: Quando se veem pela primeira vez, Beatriz e Thomas percebem, cada um a seu modo, que suas vidas nunca mais serão as mesmas. O amor nasce definitivamente em seus corações e o sentimento que os une cresce a cada dia. No entanto, os mistérios ao redor de Thomas também surgem um por um, dia após dia, até que Beatriz tem a certeza de que ele não é uma pessoa comum como ela havia imaginado. Ela, porém, não quer recuar… Ao contrário, faz questão de descobrir qual é a verdade a respeito de Thomas, seja qual for. Inesperadamente, seu desejo é atendido e ela descobre quem ele é, de onde vem e o que está fazendo no mundo. Mas as perguntas que surgem depois disso são muitas e… verdadeiramente assustadoras: eles poderão ficar juntos? Como manter um relacionamento com alguém que, na verdade, não pertence de todo a este mundo? E como Thomas poderá libertar-se de seus compromissos para poder ficar com Beatriz, que é o seu maior desejo? A partir disso, eles embarcam na mais surpreendente série de acontecimentos, que poderá transformar tudo… para o bem ou para o mal…




 

PUBLICADO NO EXTERIOR
If the Baby Comes

Editora: Readworthy – Mind Melodies (Nova Deli, Índia)
Tema central: Gravidez na adolescência
Sinopse: Essa história lida com o problema crescente da gravidez na adolescência.
Com base na correspondência de duas modernas jovens meninas — Samantha e Tatiana — que vivem a velha questão da maternidade fora da moralidade convencional, expõe por inteiro os problemas conceituais dos valores tradicionais da sociedade, apontando as incertezas sobre a sexualidade da juventude moderna. Em meio à sua luta, emerge a difícil decisão de escolher entre a maternidade e seus sonhos futuros




LANÇAMENTO
Shakespeare e elas
Lycia Barros – Janaina Vieira – Laura Conrado
Editora Autêntica

Tema central: Sinopse: Willian Shakespeare é um dos mais célebres escritores da história. Há praticamente 400 anos sua obra vem encantando, ensinando e emocionando plateias e leitores de diferentes gerações ao redor do mundo. Contudo, ela foi escrita em outra época, quando os valores, a vida cotidiana, as relações e a linguagem eram completamente diferentes da realidade do mundo moderno. Com o objetivo de aproximar Shakespeare do leitor brasileiro, especialmente do público jovem, as autoras Lycia Barros, Janaina Vieira e Laura Conrado apresentam, em Shakespeare e elas, lançamento da Editora Autêntica, três de suas mais famosas peças adaptadas à contemporaneidade, sem perder a essência da versão original. Na versão da trágica peça Otelo, o mouro de Veneza, feita por Janaina Vieira, Otelo é um importante diretor da GB Engenharia e se apaixona pela estagiária Diana, filha do senador Bernardo, amigo de Túlio, CEO da empresa. Também funcionário na firma, Tiago, desde a faculdade, conhece Otelo, que sempre o ajudou; mas, com a promoção de Carlos para primeiro executivo e assistente da equipe do diretor, cargo que desejava, ele começa a manipular as pessoas, criando um jogo de intrigas extremamente destrutivo, tendo o ciúme como elemento principal e, como pano de fundo, o mundo dos negócios. Em Sonho de uma noite de verão, Laura Conrado conta a história de Sandro e Débora, um casal apaixonado que foge para poder vivenciar o amor, proibido pelo pai da garota, Emílio. Para isso, passam a noite na floresta próxima ao município de Atenas, na região de Bonito, Mato Grosso do Sul. Dênis, pretendente de Débora, vai atrás deles com Helen, que o ama, iniciando-se uma noite mágica cheia de reviravoltas. Personagens do folclore brasileiro como o Boto, a Iara e o Saci participam dessa fantástica trama. Lycia Barros é quem adapta Romeu e Julieta, talvez a obra mais famosa de Shakespeare. Nela, é retratado o amor proibido de Renan e Juliana, pertencentes, respectivamente, às famílias rivais Carvalho Rodrigues e Queiroz, que disputam o poder em Pouso Alto, Minas Gerais. Nesse contexto de ódio que agita a pacata cidade, o jovem casal se opõe às imposições familiares. Encontrando-se às escondidas, os dois vivem essa grande paixão até conseguir um plano para ficarem juntos. A eterna obra do escritor inglês ganha, em Shakespeare e elas, um novo olhar de três diferentes escritoras, que conseguem atualizar o texto, mantendo toda a sua dramaticidade.




OBRAS PUBLICADAS NO BRASIL
Se ele vier…
Janaina Vieira
(e-book no formato Kindle, da Amazon)

Tema central: Aborto e gravidez na adolescência.
Sinopse: Amizade, confidências, paixões, o primeiro amor, a primeira vez… Tatiana e Samara dividem suas descobertas, numa troca quase diária de e-mails, depois de Samara mudar-se do Rio de Janeiro para São Paulo. Porém, sua adolescência tranquila ganha ares novos quando elas se deparam com uma gravidez inesperada. Diante dessa nova questão, qual vai ser a reação de Sam e Tati? Nenhuma das duas está preparada para ser mãe, são muito jovens, têm sonhos e objetivos a atingir e não há espaço para uma criança em suas vidas. No entanto, a verdade se impõe diante delas e é preciso tomar uma decisão para a qual não estão absolutamente preparadas. Levar a gravidez adiante significa abrir mão de todos os planos, interromper a gravidez através do aborto é uma violência contra a criança, contra a vida e contra elas próprias. O que fazer diante disso?




Não é o fim do mundo
Janaina Vieira & Júlio Emílio Braz
Ed. FTD

Tema central: O respeito à diversidade de crenças numa história sobre adolescentes.
Sinopse: Os conflitos vivenciados em um colégio por estudantes que não se respeitam em relação às crenças religiosas. Miriam é evangélica e motivo de gozação de Betina e suas amigas. Suzana é kardecista e, ao expor sua religiosidade, vira outro alvo de Betina e passa a ser discriminada por Miriam. Cris é de família católica não praticante, e começa a questionar a si e à sua mãe se elas não deveriam frequentar mais a igreja. Os desentendimentos chegam a tal ponto que a professora Teresa resolve tomar uma atitude para transformar os conflitos em entendimento e tolerância.

 





O Blog da Marina
Júlio Emílio Braz & Janaina Vieira
Ed. Saraiva

Tema central: A descoberta do primeiro amor, os conflitos com a família, a Internet como forma de comunicação.
Sinopse: A mãe de Marina descobre que sua filha está apaixonada pela primeira vez. Mas é difícil para uma mãe amorosa e ciumenta aceitar que sua filhinha, que ainda ontem era uma criança bem comportada, está se envolvendo emocionalmente com o jovem Alexandre a ponto de esquecer tudo que a rodeia. Marina, por sua vez, não compreende por que sua mãe é contra seu namoro, pois acredita que as mães têm por obrigação entender as filhas e sentir-se realizadas quando elas estão felizes. Os únicos que a compreendem, segundo ela, são seus amigos internautas, visitantes assíduos de seu Blog na Internet. É através do que escreve em seu diário virtual que Marina expõe seus conflitos, suas paixões, suas preferências, seu modo de vida, seus pensamentos mais secretos, suas alegrias e…. seu grande amor por Alexandre.




Só entre nós
Júlio Emílio Braz & Janaina Vieira
Ed. Saraiva – 10a edição

Tema central: Solidão, amor, amizade, a Internet como meio de comunicação sem fronteiras.
Sinopse: Abelardo e Heloísa, dois jovens muito diferentes, mas que têm em comum a solidão, conhecem-se por meio de classificados da Internet. Em suas correspondências, trocam poemas, confidências, falam de seu dia-a-dia, vão se descobrindo e buscando um ao outro em suas cartas. Até que chega o amor, apesar de todas as suas diferenças: Abelardo é extremamente tímido, enquanto Heloísa é a própria alegria de viver; a mãe de Abelardo é dominadora e o trata como um menino que ainda não cresceu, enquanto a mãe de Heloísa a criou para que seja independente e madura. No entanto, e apesar de tudo que poderia separá-los, eles descobrem que a solidão pode habitar a alma de qualquer um, mas que o amor é a ponte capaz de unir as pessoas e dar-lhes a força necessária para vencer as distâncias, os conflitos e as dificuldades.




Se ele vier…
Janaina Vieira
Ed. Saraiva
Prêmio Adolfo Aizen
Categoria Vida, para livro editado
Concedido pela UBE no ano de 2002

Tema central: Aborto e gravidez na adolescência.
Sinopse: Amizade, confidências, paixões, o primeiro amor, a primeira vez… Tatiana e Samara dividem suas descobertas, numa troca quase diária de e-mails, depois de Samara mudar-se do Rio de Janeiro para São Paulo. Sua adolescência tranqüila ganha ares novos quando elas se deparam com uma gravidez inesperada. Diante dessa nova questão, qual vai ser a reação de Sam e Táti? Nenhuma das duas está preparada para ser mão, são muito jovens, têm sonhos e objetivos a atingir e não há espaço para uma criança em suas vidas. No entanto, a verdade se impõe diante delas e é preciso tomar uma decisão para a qual não estão absolutamente preparadas. Levar a gravidez adiante significa abrir mão de todos os planos, interromper a gravidez através do aborto é uma violência contra a criança, contra a vida e contra elas próprias. O que fazer diante disso?




O caminho do sol
Janaina Vieira
Ed. Ao Livro Técnico – 6a edição

Tema central: As diferenças entre viver numa pequena cidade do interior e viver numa grande cidade, os conflitos e a não-aceitação de costumes antigos, o desejo de mudar e de conhecer novos horizontes.
Sinopse: Margarida é uma adolescente que vive num pequeno povoado, distante de qualquer cidade. Seu cotidiano é igual ao de muitas jovens que, ainda nos dias de hoje, sonham com a vida em uma metrópole. Porém, o que leva Margarida a querer mudar de rumo é a vontade de retornar aos estudos, pois ela logo percebe que o mundo é muito maior do que sua família imagina e é a educação que poderá abrir-lhe portas quando for adulta. Começa, então, a sua luta para fugir de um destino que ela não aceita: um casamento arranjado e, conseqüentemente, o fim de seus sonhos e planos. Mas seu maior obstáculo é seu próprio pai, que não vê necessidade alguma das mulheres terem instrução, muito menos uma de suas filhas.