Consultoria Editorial

O Brasil é um país repleto de grandes talentos, em todas as áreas. Entretanto, a maioria deles permanece na sombra, especialmente os escritores, devido ao seu desconhecimento da realidade do mercado editorial — o que quase sempre é um obstáculo de porte a barrar-lhes o caminho e a anular sua aspiração de ver seu livro publicado.

A experiência me mostrou que existe uma grande distância entre o que o escritor imagina e a realidade do mercado, mercado este mais e mais competitivo, especialmente nos últimos dez anos. O escritor é um artista, e como tal sempre considera sua obra da maior importância. O editor, por sua vez, costuma decidir a maioria de suas publicações com base nas razões de mercado — que quase sempre o escritor não sabe quais são, pois não conhece a realidade e o dia a dia desse negócio: editar livros.

Antes de tudo, sou escritora e também consultora editorial com longa experiência no mercado de livros. Durante muito tempo realizei esse mesmo trabalho, somado a diversas outras atividades, atuando em várias editoras, de diferentes segmentos de marcado. Conversando com autores iniciantes e consagrados, avaliando textos, criando coleções, dando vida a novos produtos, a projetos gráficos, negociando com gráficas, acompanhei o nascimento de uma infinidade de obras, desde sua chegada ao departamento editorial em forma de original, até sua transformação em pilhas de exemplares espalhados pelas livrarias do país.

Ao longo do tempo, percebi que, em geral, os autores, especialmente aqueles em início de carreira, não tê4m a quem recorrer a fim de instruir-se sobre aspectos que são imprescindíveis para os editores. Se o autor, portanto, desconhece as regras que regulam o mercado editorial — que, por conseguinte, tornam determinada obra publicável ou não —, como poderá concorrer em pé de igualdade com tantos outros? Muitos autores consagrados não tiveram tal assessoria no início de suas carreiras e pode-se dizer que aprenderam a duras penas, ao longo do caminho. Na verdade, escrever é uma profissão, e para tal é necessário que haja aprimoramento. Contudo, nenhum talento vem pronto, por mais brilhante que seja.

Meu objetivo é assessorar o autor em todas as fases de sua produção literária, desde o surgimento da ideia até o encaminhamento do original à editora.

Esse trabalho envolve, a rigor, as seguintes etapas:

 

 

 

  • Avaliação de originais, levando em conta qualidade literária e potencial de mercado.
  • Avaliação de projetos em fase de criação (original ainda não escrito), com base nos critérios acima descritos.
  • Avaliação e/ou encaminhamento de projetos destinados à captação de recursos por meio das leis de incentivo.
  • Orientação sobre e/ou realização de copidesque e revisão.
  • Orientação sobre e/ou criação de projeto gráfico e ilustrações.
  • Orientação sobre produção de livros de forma independente.
  • Orientação sobre e/ou encaminhamento às gráficas.
  • Orientação sobre produção de livros por intermédio de editoras.
  • Orientação sobre apresentação de original às editoras.
  • Orientação sobre relação autor-editor.
  • Orientação sobre serviços de ghost writer.
  • Orientação sobre o mercado do livro digital, ou e-book.

Esses serviços são prestados separadamente ou em conjunto, mas sempre de acordo com as reais possibilidades e/ou necessidades de cada autor.
Entre em contato comigo e terei o maior prazer em esclarecer todas as suas dúvidas e a fornecer-lhe assessoria editorial na medida da sua real necessidade. Esse trabalho existe por causa de você, escritor.

 

Contato: editorial@arteliteraria.net