Livros

Obras inéditas

Sete contos fantásticos
Prêmio 44º Aniversário da UBE (2002)

Tema central: Apresentando a literatura fantástica como fio condutor de todas as narrativas, são sete os temas discutidos nos contos que compõem esta obra: a obesidade, as drogas, as escolhas, o desrespeito à vontade alheia, o conhecimento inútil, a vida de modelo, a conquista da identidade.

Sinopse: Todos os contos discutem temas ligados não só à adolescência, mas à vida de modo geral. Temos a adolescente iludida com o brilho efêmero da vida de modelo, que serve de metáfora para a ilusão do homem com as coisas passageiras; temos a jovem obesa, que se sente apartada do mundo por não corresponder ao tipo físico preferido dos garotos e que muito tarde se dá conta de que estava errada; temos os pais que não permitem que seus filhos desenvolvam a própria personalidade; a jovem que prefere não crescer a ter de enfrentar as dificuldades naturais da vida; o jovem que possui muita cultura e muitos conhecimentos, mas que não faz uso deles na vida prática; a menina que só consegue enxergar a realidade que a cerca pelo poder das drogas; a jovem que, após muitos dissabores, finalmente descobre seu próprio rosto e sua própria identidade.

 

O amor proibido do meu irmão

Tema central: A homossexualidade, o preconceito familiar e social contra os homossexuais, as dificuldades de comunicação entre membros de uma mesma família.

Sinopse: Praticamente por acaso, Fernanda descobre que seu irmão mais velho, Flávio, é homossexual. A partir desse momento, ela se vê diante de um primeiro problema real a enfrentar, pois sua reação diante do fato é extremamente negativa e preconceituosa. A princípio, ela se revolta e corta relações com o irmão. Depois, tenta convencê-lo de que ele estava vivendo apenas uma fase, certamente passageira, e que em breve voltaria ao “normal”. Por fim, convencida de que não se trata apenas de uma fase, ela finalmente se dispõe e ouvi-lo. E é através do diálogo entre os irmãos que a velha (e sempre atual) discussão acerca da liberdade individual e da aceitação do outro vêm à tona. Com este livro, pretendo colaborar, de alguma forma, para que a sociedade deixe de fazer de conta que as diferenças não existem. É preciso discutir tudo desde cedo, pois quando não o fazemos, os problemas nos pegam de surpresa mais tarde, quando estamos quase sempre despreparados para resolvê-los.

 

Fred e Pingo – Uma história de bigodes e patas

Tema central: O abandono de animais, a falta de respeito pela vida e pela natureza, o poder da amizade verdadeira.

Sinopse: Fred é um gato, Pingo é um cachorro, mas sua amizade está acima das diferenças que poderiam separá-los. Porém, quando seu dono morre subitamente, Fred e Pingo são expulsos da casa onde vivem e se veem obrigados a procurar um novo local onde morar. Mesmo em meio às maiores dificuldades, maus tratos, fome e perigos desconhecidos, eles são um pelo outro em tudo e se apoiam mutuamente. Mas um dia, inesperadamente, Pingo se torna alvo da paixão de uma menina, que o leva embora para sua casa e Fred fica sozinho…